Cada vez mais o mercado de trabalho exige pessoas competentes e hábeis, que possuam atitudes proativas e positivas. Dentre essas competências, que não são desenvolvidas no sistema educacional, é imprescindível destacar a comunicação verbal. Para uma reflexão mais detalhada, é necessário uma análise sobre algumas ramificações da comunicação verbal. Aproveite para rever a forma como lida com essas situações ou se está no momento de investir nesse desenvolvimento.
Comunicação na dimensão emocional – Trata de como enfrentar o medo de falar em público e lidar com as seguintes manifestações: tremedeira, gagueira, sudorese, “branco” e pavor em certas situações, além de desenvolver a arte da empatia, saber ouvir e se flexibilizar para aceitar o outro incondicionalmente.
Comunicação na dimensão vocal – Fala sobre como utilizamos e podemos usar nossa voz, dando brilho e colorido à fala através da musicalidade e teatralização.
Comunicação na dimensão corporal – Trata da comunicação do corpo por meio dos gestos, olhar, expressão facial, aparência, estilo, maneira como nos movimentamos e nos apresentamos fisicamente com nossa postura e roupas
Comunicação na dimensão técnica – Estuda a gramática, o vocabulário, a língua, a estruturação e organização dos pensamentos.
Comunicação na dimensão espiritual – Aborda o caráter, a ética e os valores pelos quais uma pessoa pauta seus comportamentos e atitudes, identificando-os.
Esse resumo mostra a abrangência dessa habilidade esquecida, mas muito importante para aqueles profissionais que desejam não apenas permanecer no mercado como também progredir, evoluir, atingir patamares mais elevados, destinados aos que souberam superar limites para mostrar e fazer valer seu real potencial ao desenvolvê-la.
Fonte:Motivaonline (por Reinaldo Passadori) – Adaptação HGM Consultores
Nenhum comentário:
Postar um comentário